Casados, recém morados

Morar junto pode começar muito antes do casório se realizar. O casal pensa junto no bairro, no tamanho da casa ou do apartamento….

Muitas vezes o planejamento financeiro é quem dita as regras para os recém chegados na casa nova. Ela pode ser nova ou pode ser o ninho antigo mesmo, mas o momento certamente é novo!

Então, eu quero aqui dar 07 dicas de arquitetura para você que acabou de juntar as escovas de dente e de dividir o edredom, possa ser feliz com a decoração sob o mesmo teto:

1. Definam o estilo

3

Com um caderninho de anotações em punho anotem o gosto de vocês pelos objetos, cores e estilos. Vocês também podem recortar fotos de referência desses objetos, das estampas, daquela parede colorida… Isso vai ajudar aos mais visuais a entender o que está na imaginação dos pombinhos.

Inserir o estilo pessoal de cada um – praiano, roqueiro, viajante – certamente vai trazer personalidade para o espaço de vocês.

2. Pintem com arte

7

Escolha aquela parede de destaque e aplique uma cor diferente do que existe na casa. A cor escolhida deve “falar” com os móveis e o estilo do casal.

As formas geométricas de aplicação da pintura e suas cores também são o grande diferencial, mesclando tons que se correspondam entre si.

Os azulejos de banheiros e cozinhas, que não são muito do agrado dos novos moradores, podem ser pintados com tinta especifica, sem danificar o material original. Ótimos para repaginadas na casa alugada e no aperto da grana no momento da aquisição da casa própria.

3. Entrem com o pé direito

Nem sempre é possível a troca do piso da casa, então uma boa opção e colocar sobre o piso existente o piso vinílico ou laminado. A instalação é rápida e limpa.

 

9

Se ainda assim não puder, invista em tapetes na sala ou no quarto, delimitando os ambientes. Tapetes também ajudam a disfarçar pequenas imperfeições do chão.

8

4. Manifestem a luz

10

A luz ideal para uma casa é aquela com tom acolhedor, mas quentinho. Sem a cara do escritório que tem aquela luz branca sobre as nossas cabeças.

Se você pensa em refazer o gesso, esse é o momento excelente para projetar uma iluminação indireta, fazer rasgos e sancas do gosto de vocês.

Mas se o teto permanecer liso, algumas luminárias focadas no cantinho certo já trazem um efeito bacana. Abajures e luminárias de mesa são ótimas para dar um efeito luminoso e ser usado como peças decorativas.

5. Decorem com tudo

Pegando o gancho das luminárias como peças decorativas, existem muitas outras opções de decoração para sua casa como aquela pilha de livros da coleção de romance que pode ser locada sobre a mesa de centro. Isso serve também para revistas que tem o conteúdo recheado dos assuntos que vocês curtem.

22

Uma bandeja espelhada (vocês encontram fácil nesses sites de “faça você mesmo) concentrando os perfumes, cremes e outras coisas. Organiza a bancada do banheiro e ainda proporcionando mais espaço livre.

21

Reutilize gavetas, usando como caixas para colocar garrafas de vinho, latas, copos de vidro e preencher espaços vazios da casa.

13

Relógios também podem (e devem) compor a decoração. Já o estilo é por conta dos donos da casa.

Lembra da pilha de livros e revistas? Uma cadeira cheia de estilo pode servir como apoio para elas num cantinho da sala ou do quarto.

12

6. Subam pelas paredes

16

Calminha, calminha!!! O que eu sugiro é que vocês subam a decoração pelas paredes 😉

A primeira coisa que pensamos para decoração da parede são quadros. Ok, mas temos outras coisitas para os recém chegados.

Escolha outra parede (pode ser diferente daquela que você pintou) com fundo neutro, de preferência, para pendurar objetos que fazem parte da história dos dois e que vocês gostariam de compartilhar com os amigos, parentes e visitantes da casa.

E pronto!Lá estará uma parede decorada com a arte do casal.

7. Busquem o verde

Nada de esquecer-se de uma linda plantinha para cuidar, regar e conversar (e porque não?)

A vegetação do casal deve ser escolhida conforme a rotina dos dois. Isso é importante porque algumas plantas necessitam de mais atenção do que outras no sentido da rega, da troca de terra e etc. Se o casal for daqueles que ficam fora de casa durante muito tempo, pode ser que as plantas da família das suculentas atendam essa demanda de independência.

17

Elas aquentam melhor o tranco de alguns dias sem água. Elas podem estar em pequenos recipientes espalhados pela casa ou vocês podem escolher um cantinho limitando uma área só pra elas em vasos altos, baixo, cachepôs, num jardim vertical ou até mesmo penduradas pelo teto.

18

A cozinha é um ótimo espaço para ter, numa bandejinha, vasinhos com uma horta caseira (saudável hein!)

19

Com essas dicas práticas e objetivas não tenho dúvidas de que a casa nova para os recém chegados terá a proteção e conforto que vocês merecem!

É sempre bom lembrar que estudos sobre medidas e dimensões dos espaços irão aprimorar ainda mais cada ambiente. A contratação de um arquiteto, designer ou decorador ajudarão com as questões mais técnicas.

Experimente essas dicas e desfrute de bons momentos.

Que tal entrar em contato conosco e bater um papo sobre outras dicas? Envie suas dúvidas para: vallearquitetura@hotmail.com

Te aguardo!

1 comentário Adicione o seu

  1. William Rosa disse:

    Adorei! Parabéns pelo trabalho!

    Curtir

Deixe um comentário